Antigamente a Homeopatia era considerada apenas uma terapia alternativa com bases místicas, porém com o avanço dos estudos e sua popularização, hoje em dia a modalidade é tratada como uma medicina que objetiva a cura do corpo de forma integrativa.

De forma simples, o conceito é: a homeopatia não pretende apenas curar a doença ou tratar sintomas isolados, considerando o paciente como partes separadas, mas sim recobrar o equilíbrio orgânico da pessoa como um todo.

Na homeopatia, o paciente pode realizar um tratamento completo e suave para a sua patologia sem agredir o organismo, como normalmente acontece com outras abordagens. Os efeitos colaterais são mínimos e a modalidade pode até mesmo auxiliar na melhora do sistema imunológico.

O que você deve saber…

O alemão, Samuel Hahnemann criou a homeopatia inspirada na “Lei da Semelhança”, baseada na premissa que a mesma substância que causaria uma doença em alguém saudável pode reverter esses sintomas numa pessoa já doente.

Como exemplo, pode-se usar o veneno de abelha, que quando manipulado de forma homeopática também trata os sintomas da alergia.

Para você entender melhor a lei, é preciso saber que a homeopatia trabalha com medicamentos diluídos em água até o ponto de não restar mais traço deles no líquido. Estas substâncias costumam ser extraídas dos reinos: vegetal, animal e mineral.

A manipulação e a diluição têm como objetivo oferecer doses pequenas do princípio ativo, que ingeridas com a frequência correta, restabelecem o equilíbrio orgânico de quem as utilizam.

Eficiência

A eficácia do tratamento homeopático ainda é bastante questionada, isso porque a substância contida nos medicamentos praticamente desaparece ao ser diluída na água. Porém, o potencial terapêutico do medicamento fica preservado no que os homeopatas chamam de “memória da água”.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), por sua vez, afirma que o método se mostra superior às pílulas de farinha em testes clínicos, por isso no Brasil a homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Benefícios dos medicamentos homeopáticos

Por conter doses equilibradas, o medicamento homeopático gera menos impactos negativos para o corpo, pois não desencadeia efeitos colaterais como acontece com os medicamentos tradicionais.

Além disso, a homeopatia é reconhecida por fazer efeito de forma rápida e pela sua flexibilidade de poder atender pessoas em qualquer faixa etária, sendo indicada muitas vezes para idosos e bebês, já que não oferece riscos quando utilizada corretamente conforme prescrição.

Abaixo estão alguns benefícios que podem te ajudar a entender melhor o porquê a homeopatia tem sido tão procurada atualmente:

  • Restabelece o equilíbrio orgânico do paciente;
  • Não apresenta grandes efeitos colaterais;
  • Reduz a agressividade do tratamento da doença em questão;
  • Previne novas doenças ou sua reincidência;
  • É uma alternativa segura e saudável para quem busca por mais qualidade de vida;
  • Diminui gastos com o tratamento, já que é uma opção menos onerosa comparando-se aos medicamentos tradicionais.

Dica da TAVE

Vale lembrar que o tratamento homeopático deve ser impreterivelmente indicado por um homeopata, pois é este o profissional especializado e preparado para associar a melhor forma de tratamento às condições físicas e emocionais de cada paciente.

A ideia é que para determinadas condições, a homeopatia seja uma complementação do tratamento clínico.

A TAVE trabalha com uma linha completa de produtos homeopáticos indicada para combater diversas doenças ou condições como: inflamações na garganta, constipações, rinites, corizas, febre dos fenos, tosses e distúrbios do sono.

E aí, gostou deste ARTIGO? Deixe sua opinião em nossas redes sociais e aproveite pra contar para a gente se você já utilizou algum medicamento homeopático e como foi essa experiência.

 

Referências

Por que a homeopatia funciona?

https://super.abril.com.br/saude/por-que-a-homeopatia-funciona/

O que é a Homeopatia e como funciona

https://www.tuasaude.com/entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-homeopatia/

 

Anelise Taleb
Farmacêutica e Bioquímica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *