Para muitos, a chegada do verão significa férias, sol, praia, piscina e calor. Mas a estação mais esperada do ano também exige atenção e cuidados com o corpo, isso porque os resultados da exposição indevida ao sol têm consequências sérias, que além de ocasionar possíveis queimaduras também pode causar doenças graves como o câncer de pele.

Para que nenhum inconveniente estrague as suas férias, separamos os principais cuidados que você deve ter com a sua pele no verão. Confira:

Filtro Solar

Independente da estação, usar o protetor solar deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa e o verão exige a intensificação deste hábito.

Os filtros solares que possuem FPS (Fator de Proteção Solar) 30 ou superior são os mais indicados para o uso diário, principalmente quando há exposição prolongada ao sol, geralmente, na praia, piscina ou atividades ao ar livre.

Lembrando que o filtro solar deve proteger contra os raios UVA, indicado pelo PPD, e contra os raios UVB, que diz respeito ao FPS.

Saber aplicar corretamente o protetor solar também é essencial para que a sua ação seja eficaz. Por isso, o recomendável é:

  • Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva;
  • Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés;
  • Reaplicá-lo a cada duas horas. Lembrando que esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Para quem tem cicatrizes novas é muito importante protegê-las do sol, já que elas podem adquirir um aspecto pigmentado. As cicatrizes antigas, bem como tatuagens também devem ser protegidas com protetor solar e uso de barreiras físicas como adesivos e esparadrapos.

Roupas e acessórios

Além do protetor solar, quando o sol está muito forte, usar chapéus, bonés, óculos escuros e roupas de algodão nas atividades ao ar livre é essencial e uma das formas mais eficazes de bloquear a maior parte da radiação UV.

Sol na hora certa

Se expor ao sol faz bem para a saúde, mas deve ser na hora certa! Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas. Se estiver na praia ou em locais abertos opte por barracas feitas de algodão ou lona, pois são materiais que absorvem até 50% da radiação UV.

Hábitos diários

O calor, especialmente, exige hidratação redobrada por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos como água, suco de frutas e água de coco.

Ter também uma alimentação leve, composta preferencialmente de frutas, legumes, verduras, grãos e oleaginosas pode contribuir para a boa digestão e equilíbrio do corpo no calor.

Alguns alimentos podem até mesmo ajudar na prevenção de danos à pele causados pelo sol. Dentre eles estão: cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenoides, substância que tem importante ação antioxidante e, normalmente, é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

A hidratação por fora, por sua vez, deve contar com um bom hidratante para ajudar na manutenção da quantidade adequada de água na pele. Na hora do banho, o ideal é usar sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele. Tome um banho mais fresco, pois a temperatura fria da água evita o ressecamento da pele.

Na hora do bronzeado…

Vale lembrar também do bronzeador. Muitos utilizam deste artifício para ficar com uma pele dourada e com as famosas “marquinhas”, mas opte por bronzeadores que possuam filtro solar em sua composição, caso contrário, a pele pode ser prejudicada com queimaduras e, posteriormente, descascamento.

Dica da TAVE

A TAVE trabalha com uma linha específica de proteção solar que fará o seu verão muito mais tranquilo, seguro e saudável. Dentre os produtos estão:

Emulsão Clareadora com protetor solar para o cuidado de peles com mancha;

Protetor Solar compacto com base corretiva que protege contra os quatro tipos de radiação;

Protetor Solar para pele oleosa e efeito matificante que possui duração de 12 horas;

Protetor Solar com base corretiva que disfarça as imperfeições de tonalidade da pele e protege contra o sol.

 

 

Referências

Linha Proteção Solar da TAVE

https://www.tavepharma.com.br/cuidados-diarios-rosto-protecao-solar

Cuidados com a pele no verão

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

7 cuidados com a pele que você deve ter no verão

https://veja.abril.com.br/tveja/em-pauta/7-cuidados-com-a-pele-que-voce-deve-ter-no-verao/

 

Anelise Taleb
Farmacêutica e Bioquímica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *