A maioria das pessoas que faz academia, principalmente musculação, tem a intenção de ganhar músculos, cuidar da saúde ou aumentar sua performance em algum esporte. Mas não há atalhos, os resultados satisfatórios dependem de uma alimentação balanceada aliada aos exercícios e possivelmente a uma suplementação adequada.

Nutricionalmente, as necessidades dos praticantes de musculação são maiores. Tanto a necessidade energética, quanto o consumo de proteína são totalmente diferentes. Os nutrientes consumidos em uma dieta convencional costuma não fornecer os nutrientes necessários para o ganho de músculos ou melhora da resistência.

Desta forma, para prevenir quaisquer deficiências nutricionais, existem os suplementos alimentares, que tem a função de nutrir o organismo de acordo com as necessidades de um atleta.

Regulamentação

A única ressalva é que de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o mercado de suplementos alimentares é formado por produtos com diferentes níveis de risco, forte assimetria de informações em relação aos benefícios e riscos e misturam características de alimentos e de medicamentos.

Neste ano foi publicado um marco regulatório dos suplementos alimentares, cujas novas regras têm o objetivo de melhorar o acesso dos consumidores brasileiros a produtos seguros e de qualidade e reduzir o desnível de informações observado nesse mercado, especialmente na veiculação de alegações sem comprovação científica.

A modernização desta regulamentação também visa reduzir os obstáculos para comercialização e inovação desse setor, além de melhorar o controle sanitário e a gestão dos suplementos alimentares.

Por isso, antes de falarmos sobre os principais tipos de suplementos utilizados por quem faz academia, é importante saber que a decisão de consumir qualquer produto desta modalidade deve ser orientada por um profissional de nutrição para recomendar a melhor opção para o seu corpo. Também é fundamental adquirir o seu produto em um estabelecimento seguro e que garanta a qualidade do suplemento.

Suplementos Alimentares mais conhecidos

Whey Protein

Você precisa da proteína para recuperar micro lesões que costumam ocorrer nos músculos após a prática de exercícios intensos como a musculação. As proteínas ajudam não somente a recuperar o tecido lesionado, como são essenciais para o ganho de massa muscular.

Por isso, um dos mais famosos suplementos alimentares é o Whey Protein, que além dos benefícios citados, também reduz a fadiga e auxilia na recuperação muscular, age como reparador de fibras do músculo e aumenta a lipólise.

BCAA

Os Aminoácidos também conhecidos como BCAA (Branched-Chain Amino Acids) são compostos que constituem as proteínas. Existem diversos tipos de aminoácidos, que desempenham papéis importantes no organismo, desde auxiliar o sistema imunológico até a recuperação das fibras musculares expostas durante o treino, inibição do catabolismo (que é o uso da massa magra do corpo como fonte de energia) e a construção de proteínas.

Creatina

A creatina é um composto produzido naturalmente dentro das células musculares, sendo sintetizado no organismo a partir do consumo de proteína animal. A suplementação de creatina após os treinos permite repor os estoques naturais esgotados durante a atividade, fazendo com que as células musculares absorvam mais nutrientes.

Glutamina

São muitos os benefícios da Glutamina, dentre eles: o fornecimento de energia para as células musculares, permitindo tanto a manutenção como o ganho de massa muscular por meio da síntese de novas proteínas; atuação como anticatabólico; fortalecimento do sistema imunológico; diminuição da fadiga e controle do açúcar no sangue.

Após um treino intenso, os níveis desse aminoácido podem diminuir em até 50%, por isso é importante esta suplementação para evitar a perda de massa magra.

Termogênicos

Muitas vezes esquecidos na lista dos principais suplementos, os Termogênicos podem ajudar na queima de gordura e melhorar o desempenho nos treinos. O mais famoso entre os Termogênicos é a cafeína, utilizada para aumentar o metabolismo e melhorar os níveis de energia. Outros Termogênicos naturais e que também podem ser manipulados são: o gengibre, a capsaicina (encontrada na pimenta) e o chá verde.

Nutracêuticos

Os Nutracêuticos, por sua vez, são suplementos alimentares que podem complementar uma dieta, estimular o organismo e ainda prevenir e tratar doenças. Isso porque é capaz de equilibrar funções importantes como sono, humor, apetite, ansiedade, intestino entre outros.

Este suplemento alimentar costuma apresentar doses maiores e concentradas de substâncias benéficas do que os alimentos isolados, o que representa praticidade para o uso diário.

Ainda assim a maior vantagem do Nutracêutico é a possibilidade de combinar ativos “sob medida”, ou seja, uma fórmula com ingredientes biologicamente ativos que contempla exatamente o que o seu corpo precisa.

No que diz respeito à academia, os Nutracêuticos contribuem para a melhora no treino, associando performance mental e física. Além disso, eles reduzem os danos causados pelo impacto de alguns exercícios.

Dica da TAVE

Portanto, para não comprar gato por lebre, se informe e entenda o que os suplementos de academia contêm antes de utilizá-los e caso opte pelo consumo dos principais suplementos que citamos ou dos Nutracêuticos, certifique-se de adquiri-los em uma farmácia segura e que preze pela qualidade dos seus produtos.

 

Referências

Livro “Nutracêuticos na Prática” – Terapias Baseadas em Evidências, Karina Ruiz

Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 243, 26 de julho de 2018

https://goo.gl/2k8d3a

Suplementos Alimentares – ANVISA

http://portal.anvisa.gov.br/documents/3845226/0/Documento+Base.pdf/8a931dd3-6de7-4bd7-8546-23e91f73f331

Principais Suplementos Alimentares para Praticantes de Musculação

https://guiadocorpo.com/principais-suplementos-alimentares-para-praticantes-de-musculacao/

10 Principais Suplementos Para Musculação

https://www.mundoboaforma.com.br/10-principais-suplementos-para-musculacao/

Nutracêuticos: entenda o mundo dos suplementos que podem dar um boost no seu organismo

https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2017/07/nutraceuticos-entenda-o-mundo-dos-suplementos-que-podem-dar-um-boost-no-seu-organismo.html

Anelise Taleb
Farmacêutica e Bioquímica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *