O colágeno é uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir, e dentre suas principais funções está a formação de fibras que promovem mais sustentação, firmeza e elasticidade à pele, unhas, cabelos, ossos, músculos e cartilagens (tecidos que amortecem as articulações). De forma simples: tudo que une e cola em nosso corpo tem a participação das proteínas colágenas.

Ao ingerir alimentos ou produtos que possuem colágeno, o sistema gastrointestinal quebra essa proteína em aminoácidos, que após absorvidos recompõem quaisquer outras proteínas no organismo, já que o suco gástrico anula a identidade original das proteínas colágenas. Formam-se proteínas aleatórias em um universo de mais de 50 mil tipos diferentes.

Os principais alimentos que são considerados fontes de colágeno são: carnes, peixes, ostras, ovos, gelatina, frutas cítricas e frutas vermelhas, uva, ervilha, tomate, beterraba, castanhas, nozes, amêndoas, aveia, soja, feijão, vegetais verdes-escuros, brócolis e chá branco.

Suplementação

Mesmo com o consumo regular desses alimentos, após os 30 anos de idade é natural que aconteça um declínio na produção do colágeno. A perda anual é de 1% após os 30 e, a partir dos 50 anos de idade, essa queda na produção de colágeno é ainda maior, chegando a 35% em média.

A boa notícia é que, atualmente, o colágeno pode ser conseguido por meio da suplementação. Não é à toa que o colágeno hidrolisado tem feito tanto sucesso, pois além de ajudar na manutenção da firmeza e elasticidade da pele, ele também ajuda a combater os quilinhos extras e a adiar o envelhecimento precoce.

Abaixo listamos outros motivos que farão você acreditar que a suplementação de colágeno é fundamental e benéfica. Confira:

DICA da TAVE

Os suplementos de colágeno podem ser consumidos na forma de cápsulas, comprimidos ou pó, e o tratamento com essa substância deve ser feito de forma regular e prolongar-se durante no mínimo de nove meses, de acordo com a prescrição médica. A dose máxima diária normalmente indicada é de 9 g de colágeno.

Na TAVE trabalhamos com a inovadora linha de Pró-Colágenos Especializados da Nutriscience. Inovadora porque a Nutriscience desenvolveu com a ajuda da nanotecnologia um sistema característico em que o colágeno passa pelos processos de oxigenação, fermentação e hidrolise-selecto saturação para formar os pró-colágenos especializados.

O diferencial é que este método permite que organismo absorva melhor os aminoácidos dos colágenos, gerando resultados mais rápidos e notáveis. Comparando-se ao que normalmente é encontrado no mercado, cujos resultados são mais superficiais, os pró-colágenos da Nutriscience possuem um nível de absorção de aproximadamente 98%.

A linha dos Pró-Colágenos Especializados da Nutriscience contam com quatro suplementos para atender diferentes perfis e necessidades fisiológicas. O PROTEINCOLLA, por exemplo, é indicado para fortalecer ossos, músculos, articulações e melhorar a visão, além de ajudar a prevenir problemas osteomusculares.

O COLLAGEN SUPREME já tem a função antienvelhecimento e também melhora a estética da pele, unhas e cabelos e previne estrias e celulites. O PROTEIN SPORTS, como o próprio nome sugere, é especialmente desenvolvido para atletas e pessoas que praticam atividades físicas, porque potencializa a formação de massa muscular e o desempenho durante o exercício físico. Por último, o PIC BIO PROTEIN é o primeiro colágeno vegetal do mundo, por isso é ideal para complementar a nutrição proteica de veganos e vegetarianos.

Colágeno em goma

A goma de colágeno é outra forma de suplementação que tem se tornado muito popular, porque possui princípios que inibem o apetite, colágeno, antioxidantes, aminoácidos essenciais e contêm adoçante de fonte natural, podendo ser manipulada individualmente de acordo com as necessidades de cada um.

Anelise Taleb

Farmacêutica e Bioquímica

Referências

Colágeno: emagrece, deixa a pele firme e protege os ossos

https://boaforma.abril.com.br/dieta/colageno-emagrece-deixa-a-pele-firme-e-protege-os-ossos/

“Colágeno x Colágenos Especializados”

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/conteudo-publicitario/saude/colageno-x-colagenos-especializados/

O que é colágeno? Veja 11 benefícios e saiba quando usar

https://www.ativosaude.com/saude/o-que-e-colageno-beneficios/