As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, pois atuam em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas, além de melhorarem a pele, a oxigenação das células, o funcionamento do metabolismo e ajudarem nos processos de cura e rejuvenescimento.

É por isso que a carência de vitaminas no organismo, chamada de hipovitaminose ou avitaminose, pode ter consequências perigosas, facilitando o desenvolvimento de diversas doenças graves. Geralmente, esta falta de vitaminas é causada por uma alimentação nutricionalmente pobre.

Tipos de vitaminas

Existem dois tipos de vitaminas, as Lipossolúveis (A, D, E e K), que são solúveis na presença de lipídios e por isso precisam da gordura para serem melhor absorvidas pelo organismo, e as Hidrossolúveis, cujas mais conhecidas são as do complexo B e C e caracterizam-se por ser solúveis em água.

Embora todos saibam que as vitaminas são fundamentais, poucos realmente conhecem quais benefícios cada uma delas gera para o organismo. Então a pergunta é: será que você consome todas as vitaminas essenciais para a sua saúde?

Não sabe? Descubra agora o que não deixar de fora das suas refeições:

  • Vitamina A

Esta vitamina, também conhecida como Retinol, é essencial para manter a aparência saudável da pele, pois possui ação protetora para a pele e para as mucosas, além de auxiliar a saúde da visão e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças degenerativas e até mesmo o câncer.

A Vitamina A pode ser encontrada em alimentos como: queijo, fígado, gema de ovo, cenoura e manga.

  • Vitaminas do Complexo B

As Vitaminas do Complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 são responsáveis pela manutenção da nossa saúde mental e emocional, atuando também na transformação das proteínas, gorduras e carboidratos em energia.

Quando o organismo sofre com a carência de vitaminas do complexo B, é comum que os cabelos e as unhas se tornem mais fracos e quebradiços. É possível até que os efeitos sejam ainda mais graves e a deficiência cause confusão mental, problemas digestivos, debilidade muscular, anemia aguda, paralisia e insuficiência cardíaca.

As Vitaminas do Complexo B podem ser encontradas em alimentos como: nozes, espinafre, ovos, castanhas, carnes, feijão, leite e cereais integrais.

  • Vitamina C

A Vitamina C é uma das mais populares e atua combatendo processos infecciosos no organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, esta vitamina fortalece o sistema imunológico, facilita a absorção de ferro, ajuda a equilibrar todos os radicais livres e tem efeito antioxidante, que garante a resistência dos ossos e dentes e, ainda, regulariza a manutenção do tecido conjuntivo.

A Vitamina C pode ser encontrada principalmente em frutas como morango, laranja, kiwi, manga, abacaxi, goiaba, tomate, acerola e limão, mas também em alimentos como o pimentão, couve e brócolis.

  • Vitamina D

Você já deve ter ouvido falar na famosa Vitamina D provinda do sol, certo? Mas, você sabe como ela beneficia o seu organismo? A Vitamina D é capaz de controlar a pressão arterial, absorver o cálcio e o fósforo, proteger a massa óssea, regularizar a tireoide e combater tumores e problemas nos ossos.

Embora alguns alimentos como peixes, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado e leite, contenham a vitamina, a forma mais efetiva de consegui-la é tomando cerca de 10 a 15 minutos de sol algumas vezes por semana. Porém, o contato com a luz solar, preferencialmente, deve ser feito antes das 10h e depois das 16h, sem o uso de fotoprotetores.

Vitamina E

Por fim, colocamos a Vitamina E, que desempenha uma importante função antioxidante, defendendo o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Desta forma, um dos seus principais benefícios está relacionado à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo como envelhecimento, câncer e doenças cardiovasculares.

A Vitamina E está presente nos grãos integrais, nas amêndoas, no óleo de milho e de soja, nas nozes, no gérmen de trigo, nos legumes e vegetais folhosos.

DICA da TAVE

Sabemos que nem sempre é fácil conseguir todas as vitaminas que o corpo precisa, mas a boa notícia é que existem os polivitamínicos, cujas formulações possuem quantidades ideais e necessárias de vitaminas para que o organismo consiga manter-se bem nutrido, executando suas funções plenamente.

A TAVE trabalha com o Polivitaminico All Premium, composto por cálcio, ferro, zinco, manganês, cobre, cromo, iodo, selênio, óleo de soja, além de vitaminas A, B1, B2, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H, K e PP.

Vale ressaltar que este suplemento vitamínico deve ser combinado com uma alimentação saudável e balanceada para aumentar e fortalecer as defesas do organismo, prevenindo-o contra doenças e proporcionando resistência física e uma aparência mais saudável.

Não se esqueça! Antes de dar início ao uso de quaisquer suplementos vitamínicos, sempre busque a orientação de um especialista confiável.

Agora que você já sabe quais são as vitaminas essenciais para o seu organismo, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e fazer com que mais pessoas conheçam os benefícios de uma nutrição adequada, as funções de cada vitamina e o poder dos polivitamínicos?

Anelise Taleb

Farmacêutica e Bioquímica

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